domingo, 24 de julho de 2011

Brasileiro diz como é morar na Noruega, 'o melhor país'.

País europeu lidera ranking mundial de desenvolvimento humano da ONU.

Eleita pela segunda vez consecutiva o melhor lugar do mundo para se viver pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a Noruega é “um desafio” para os brasileiros na opinião do carioca Leonardo Doria, que trocou o Rio de Janeiro pela capital da “terra dos vinkings”, Oslo, há pouco mais de 8 anos.

“A vida é muito dura. Você trabalha muito, só que se ganha muito bem. O governo dá as principais coisas de que [um cidadão] precisa. Mesmo o setor de saúde sendo um pouco deficitário, é muito melhor que no Brasil e outros países desenvolvidos”, diz Doria, que conta ter enfrentado dificuldades quando desembarcou no país para estudar geografia humana na Universidade de Oslo.

Mas, ao contrário de muitos dos brasileiros que atende no setor de integração e imigração do governo norueguês, onde trabalha, a língua não está entre os percalços superados por ele.

“Comecei a aprender a língua ainda no Brasil, e acabei aprendendo sozinho. Sempre que via algum escandinavo conversando, começava a puxar papo para desenvolver o idioma. É uma língua completamente diferente do português, mas, como já falava alemão, ajudou”, conta o carioca, que chegou a trabalhar num albergue no Rio para “fazer uma rede de amigos europeus”. Além do alemão, ele também fala inglês e entende dinarmarquês e sueco.

Mais que o idioma, Doria cita as temperaturas geladas da país escandinavo, a diferente cultura e o comportamento reservado dos noruegueses como as principais dificuldades. “No começo, tudo era novo, nunca tinha visto neve. Cheguei no verão, que é muito bom, depois veio o outono. No segundo ano, comecei a ver que era muito difícil. Mesmo falando a língua, complicou muito. É uma cultura completamente diferente.”

Em Oslo, onde vive, a temperatura pode chegar a até 16 graus negativos no inverno, e sobe aos 27 graus no verão, o que, segundo o brasileiro, muda até mesmo o comportamento dos noruegueses. “Na passagem do outono para a primavera e o verão, tudo muda. As pessoas usam roupas mais coloridas, os bares abrem na rua, os restaurantes servem comida na calçada, a cidade têm outra vida”, observa.


2 comentários:

  1. Você tem feito um bom trabalho no blog! Com este tradutor, torna-se uma mistura de blog e poesia. Vejo vocês em breve!

    ResponderExcluir